sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Fã-clube

Outro dia vi no facebook um meme (ou mene, já não sei como se diz) sobre Jesus e o fã-clube dele. Era mais ou menos assim: "Jesus é um cara bacana; o que fode é o fã-clube". De acordo. Mas não é de Jesus que pretendo falar.

Qualquer pessoa hoje no facebook percebe o quanto somos bombardeados por outro tipo de fã-clube. O dos partidos políticos e dos políticos. É algo assustador! E é uma defesa de membro de fã-clube mesmo. Sabe aquela pessoa que "ama" o cantor tal e, mesmo quando esse cantor desafina muito ou lança uma música horrível, ela continua dizendo que está tudo lindo? Pois é. Os fã-clubes políticos no facebook se apresentam mais ou menos assim.

Pensa na Dilma. A mulher não fala coisa com coisa. Todo discurso dela é uma sucessão de equívocos. E, olha, ela é Presidente (ou denta) da República. O mínimo que se espera é que fale algo com sentido, ainda que leia o discurso. O Lula, por exemplo, lia os discursos e mandava bem lendo. Quando improvisava, claro, descia um pouco o nível esperado de um Chefe de Estado. Mas vá lá. Ok. Ele é uma figura ímpar. Agora, a Dilma, convenhamos... tem educação superior, trabalhou em instituições respeitáveis e em cargos de direção. Não dá para admitir falar que a ciência vem desde a arca de Noé, ou que o o vento precisa ser estocado. Não dá. Desculpa, fãs!

Mas não é para falar especificamente da Dilma que fiz esta postagem (aliás, é fundamental deixar isto claro, porque, né, vai que um fã lê isto aqui e começa a encher o saco). É sobre fã-clube. Daí a mulher fala errado, faz discurso mal feito, engasga, gagueja, faz pausas absurdamente longas para pensar. Ok. Governa bem? Não sei. Governa mal? Também não sei. Não é sobre o governo dela que estou falando. E isso é o importante aqui. Não estou falando do todo Dilma, mas da parte Dilma-discurso. Só. Mas o fã-clube não deixa: tem que defender a senhora com unhas e dentes e totalidade. Isso é chato pra caralho!

E assim são os componentes do fã-clube da direita também. FHC é lindo! é charmoso! é inteligente! é honesto! é sensacional! é o melhor presidente de sempre e até hoje! E por aí vai! PSDB é sucesso e lisura e PT é só lama e corrupção! Não! PT é só honestidade e compromisso com os pobres e PSDB é só privatização e corrupção! Lembro-me bem de uma aula de História no segundo grau: "Nada se assemelha mais a um 'saquarema' do que um 'luzia' no poder". E vice-versa. Mas, não, os fã-clubes só veem beleza, prosperidade e vitória nos seus ídolos, enquanto só podridão, desonestidade e atraso no clubinho adversário. E isso na totalidade.

É impossível ver um fã político dizendo: camarada, a Dilma manda mal nos discursos, mas tem uma política econômica de sucesso. Ou: veja, o Aécio olha para a câmera e tem uma fala bastante firme, mas esse negócio de voo oficial para o RJ é complicado. Não. Os fãs não fazem isso. Lembrando o mesmo professor de História do segundo grau: "Para! Para! Para! Chato! Chato! Chato!". Qual a dificuldade de admitir um ponto, ainda que somente um, desfavorável no seu ídolo, irmão? E tem mais: se você faz uma crítica pontual à Dilma ou ao Lula, você é coxinha, direitista, conservador, reacionário; mas se faz uma crítica pontual ao FHC ou ao Aécio, você é esquerdista, petralha, comunista. Putz! Sério? Vamos polarizar assim mesmo?

Cara, Jesus é um cara maneiro; o que fode é o fã-clube. Políticos e seus partidos podem até ter algum valor; o que fode - sobretudo no facebook - são os fã-clubes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...